Deputado Daniel Trzeciak entra na luta pelos direitos das pessoas com nanismo no país
- Daniel Trzeciak
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A Frente Parlamentar da Valorização e Defesa das Pessoas com Nanismo está criada
A luta das pessoas com deficiência ganhou novo e importante capítulo na Câmara dos Deputados com a criação e instalação da Frente Parlamentar Mista da Valorização e Defesa das Pessoas com Nanismo. O envolvimento dos deputados, lado a lado com as associações, é a garantia de que os desafios diários, como acesso a medicamentos pelo SUS e o fim de barreiras sociais e até mesmo arquitetônicas, serão enfrentados com políticas públicas consistentes.
O vice-presidente da Frente Parlamentar, deputado Daniel Trzeciak (PSDB/RS), afirmou que o trabalho de vigilância, fiscalização, articulação e construção conjunta será permanente. “Contem comigo nesta luta contra o preconceito e contra a indiferença. Vamos construir em conjunto políticas públicas relevantes e abrir portas que por tanto tempo ficaram fechadas.”
A presidente da Associação Nanismo Brasil (Annabra), Kenia Rio, se mostrou esperançosa com as novas possibilidades na luta por direitos: “Ver que meu neto não vai ter tantas dores como a gente, ver que ele vai ter mais acesso, pra gente será uma grande vitória. A gente tá apostando nisso (no trabalho da Frente Parlamentar). Acredita que vai ter peso. Anos e anos, a gente passou sem voz, sem direito a nada.”
"Sem censo, sem estatísticas e sem diagnóstico nacional, o nanismo continua invisível", diz Vélvit Severo
No ato de lançamento da Frente Parlamentar, ocorrido na terça-feira em Brasília, a diretora de Políticas Públicas da Annabra, Vélvit Severo, manifestou-se de maneira contundente, ao apontar um dos caminhos necessários a se percorrer: “Não é possível formular políticas públicas para quem não aparece nos dados. Sem censo, sem estatísticas e sem diagnóstico nacional, o nanismo continua invisível. E o invisível não entra no orçamento, nas metas, nos planos de governo.”
A Frente Parlamentar da Valorização e Defesa das Pessoas com Nanismo é presidida pelo deputado Murillo Gouvêa (União Brasil/RJ). O parlamentar gaúcho Daniel Trzeciak (PSDB/RS) responde pela vice-presidência.










Comentários